Trilha Estelar

Um por todos e todos Somos um

Como Surgiu?

 

A Pedagogia do Coração surgiu pela observação do comportamento da criança. Em relação à ela mesma, à escola, aos amigos e principalmente à família.

Como educadora percebi a baixa auto-estima da criança, seu desinteresse, agressividade e dificuldade em lidar e interagir em grupo.

Segundo Gardner (autor de inteligências múltiplas) ele lista duas delas como primordiais, para o desenvolvimento humano desde os primeiros anos de vida.

A interpessoal – capacidade de compreender outras pessoas e situações.

A intrapessoal – capacidade de auto-estima e formação de um modelo coerente e verídico de si mesmo, e usando este modelo para operacionalizar a felicidade.

A Pedagogia do Coração fará despertar estes valores, e outros com sua nova visão de ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Toda essa observação como educadora, junto às queixas de outros profissionais da área, incluindo também os pais, levaram-me a pensar em uma nova forma de aprender, mas enfatizando a auto-estima da criança, criando um projeto que fosse ao encontro das necessidades básicas internas, desenvolvendo assim, todo potencial latente que cada criança trás dentro do coração e da mente.

Foi, seguindo esta linha de pensamento, que surgiu a Pedagogia do Coração, que está embasada no novíssimo conceito de Educação.

Resiliência… um conceito da Ciência que vai de encontro à visão e ao sentir do coração, onde a criança possa incorporar valores, e através dessa postura, conseguir transformar à si mesma, e o mundo no qual vive, adequando-se ao processo de globalização e humanização.