Trilha Estelar

Um por todos e todos Somos um

Pedagogia do Coração

VISÃO GERAL

A Pedagogia do Coração está baseada em uma nova visão de Educação, com o propósito de desenvolver na criança desde os primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental, uma aprendizagem onde ela possa assimilar valores, habilidades e competências para melhor adequar-se ao mundo contemporâneo e integrar-se de maneira satisfatória em todos os meios na qual vive.

A escola é o local da educação formal, onde a criança passa a maior parte de sua vida, sendo a mesma, portanto, responsável por grande parte de sua formação intelectual, moral, ética, estética, emocional. mental e social.

Nos primeiros anos escolares, ou seja, é na infância que se forma o referencial para toda a vida; por encontrar a criança em estágios de aprendizagem, e segundo Piaget, são as fases de assimilação, internização e acomodação.

Sendo portanto, o melhor momento para desenvolver na criança, essa nova visão… a Pedagogia do Coração é baseada em grandes teóricos do passado e contemporâneos, e segundo Freud – O Pai da Psicanálise – que sempre defendeu a idéia de que as raízes da vida emocional se mergulham na infância e acontecimentos, eventos dos primeiros anos de vida são a estrutura de funcionamento da idade adulta.

Se a palavra Educação vem do latim – “Exducere” – que significa trazer para fora tudo o que está embutido, então é na infância que a criança deve aprender usar a sua inteligência, força, capacidade, sensibilidade, intuição, inspiração e criatividade, que possui latente dentro de si para amar, construir, unir, prosperar, pacificar e harmonizar-se para ser um adulto realizado e feliz.

Pesquisadores contemporâneos como Golleman Celso Antunes, Paulo Freire, Edgard Morin e Ruben Alves, enfatizam e repetem o que já foi dito pelos teóricos do passado, que é necessário uma transformação do indivíduo, da Educação, da sociedade e da família, para que haja uma visão humanista. Para isso acontecer é preciso que a Educação seja a base dessa estrutura.

Sendo que é na infância o tempo adequado para que isto aconteça, e a Pedagogia do Coração fará o seu papel, para que essa teoria se torne realidade nessa Nova Terra.